Do planejamento das peças à limpeza, passando por manuseio adequado e manutenção de dobradiças e corrediças, os pequenos cuidados podem fazer toda a diferença na durabilidade de seus móveis.
Confira, abaixo, as dicas dos especialistas sobre conservação do mobiliário.

Manuseio

É inevitável o desgaste dos móveis planejados com o passar do tempo, porém, o manuseio adequado pode evitar estragos. Evitar bater com força ou empurrar de maneira brusca, ajuda a manter portas e gavetas em perfeito estado de conservação.

Posição

O local onde estão os móveis também influencia na sua duração. Lugares com muita exposição ao sol pois madeira também queima e escurece quando toma muita luz. Para evitar a o excesso de sol, uma sugestão simples: cortinas.

Umidade

A umidade pode gerar mofo. Para evitá-lo, a sugestão é deixar os móveis afastados cerca de dois ou três centímetros da parede, permitindo a circulação de ar e evitando que, caso a alvenaria comece a “suar”, a madeira fique úmida. Outra ideia, para quem está planejando móveis embutidos, é fazê-los sem fundo. Para a cozinha, no entanto, não é necessário, uma vez que o revestimento cerâmico das paredes já isola contra a umidade. Então fique atento.

Proteção

A proteção da madeira é dada pelo acabamento, no momento de confecção da peça, seja ele lustrado, selador, goma-laca ou verniz, por exemplo. No caso do MDF e do aglomerado, é a lâmina de melamina que cumpre este papel. Além da camada externa, a madeira, assim como o MDF e o aglomerado, recebem tratamento anticupim e antimofo, entre outros, antes da confecção do móvel. Por causa dessa “proteção de fábrica”, usar óleo de peroba ou lustra-móveis não afetam a durabilidade das peças.

Distribuição

Tome cuidado ao sobrecarregar prateleiras e gavetas com objetos pesados. A dica é distribuir bem o peso. Verifique no manual do produto a quantidade de peso suportada.

Nunca

Use panos encharcados, arraste seus móveis, coloque peso excessivo, apoie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos, e evite o contato de tinta (canetas em geral).
© 2017 | DUO MARCENARIA ® | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por logo